Notícias

Semana dos Direitos das Mulheres: programação prossegue com atividades culturais

Palestra e sarau são destaques nesta quarta (11) e quinta-feira (12)
Data de inclusão: 10/03/2020 16:12

Prosseguem as atividades da Semana Municipal dos Direitos das Mulheres, iniciativa do Município de Itajaí por meio da Secretaria de Promoção da Cidadania. Nesta quarta-feira (11), o auditório da Secretaria de Educação será o palco para a palestra “Autoproteção da Mulher”, ministrada pelo professor Eduardo Schoeler. O encontro, às 20h, é promovido pela Fundação Municipal de Esporte e Lazer. A entrada é gratuita.

Na quinta-feira (12), a Casa da Cultura Dide Brandão será o palco do sarau poético “Homenagem à Mulher Itajaiense”, que contará com uma apresentação teatral de Sabrina Vianna. O evento, às 20h, é organizado pela Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violência em parceria com a Fundação Cultural.

Criada a partir da Lei Municipal nº 6.937/2018, a Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Mulheres busca a divulgação e ampliação das conquistas das mulheres nos campos político, econômico e social, bem como a discussão sobre o papel da mulher na sociedade itajaiense. O evento, entre os dias 5 e 13, conta com ações de prevenção e conscientização sobre a saúde da mulher, rodas de conversas e atividades culturais, além de ações realizadas junto aos alunos da rede municipal de ensino.

Direitos e conquistas femininas avançam

No Brasil, nas últimas décadas, várias são as conquistas em relação aos direitos das mulheres, como a criação da Lei Maria da Penha (11.340/2006), passo importante no enfrentamento à violência doméstica, programas específicos de saúde da mulher e novos direitos trabalhistas, como no caso das empregadas domésticas, por exemplo, e a ampliação da licença-maternidade por mais 60 dias – desde que o empregador faça parte do Programa Empresa Cidadã (Lei 11.770/2008).

No âmbito municipal, além da Semana de Conscientização dos Direitos das Mulheres, a cidade de Itajaí desenvolve anualmente a Campanha Agosto Lilás (Lei Municipal 6.935/2018), de combate e prevenção da violência contra as mulheres, a campanha de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, no Outubro Rosa, além de políticas públicas e ações específicas, como no Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, em 25 de novembro, realizada em conjunto com a Campanha Itajaí Sem Racismo.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Miriam Teresa da Silva Marcelino, a Semana de Conscientização dos Direitos das Mulheres é uma oportunidade para reforçar a luta das mulheres pela igualdade de direitos e de acesso, principalmente diante de uma sociedade que é predominantemente voltada ao universo masculino.

“Cada vez mais precisamos superar a cultura que define que o lar é o único espaço de protagonismo feminino. E, nesse sentido, ressaltar os esforços das mulheres na conquistas de todos os espaços de articulação social, do direito de votar, mas também de ser votada. Da isonomia salarial entre homens e mulheres, do acesso a serviços de saúde e de assistência, da segurança, proteção e respeito”, argumenta Miriam.
Informações adicionais:
Secretaria de Promoção da Cidadania