Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Programação completa - Agosto Lilás 2020

Confira as ações coordenadas pela Secretaria de Promoção da Cidadania no mês de combate e prevenção da violência contra a mulher
Data de inclusão: 03/08/2020 17:07

Dia 04 de agosto (terça-feira)
Hora: 16h

>>> Palestra: Violência Doméstica Contra a Mulher: Relacionamentos Abusivos e Violência Relacional
Plataforma de Transmissão: ZOOM, com transmissão ao vivo no canal RAIPSV Itajaí, no Youtube.
Clique para assistir
Palestrantes
:
– Danielle Cadan, psicóloga, policial civil na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Itajaí;
– Adriana Bogo, advogada, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da OAB - Subseção Itajaí;
– Tatiana Maria dos Santos, 3º sargento no 1º Batalhão de Polícia Militar;
– Gisele Pinheiro Souza, assistente social do Paefi/CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social;
– Nayara Capilé, agente na Guarda Municipal de Itajaí.

Mediadoras:

– Thamara Garcia Del Mir, coordenadora da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí; psicóloga da Diretoria de Vigilância Epidemiológica/Vigilância das Violências - Secretaria Municipal de Saúde.

– Ketrin Luciene Schubert Tavares Bastos Gama, advogada, especialista em direito e gestão empresarial e direito constitucional aplicado. Diretora - secretária geral da OAB Subseção Itajaí, gestão 2019/2021. 

Intervenção Cultural: Hannah Theis, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde e Mediadora do Leia Mulheres de Itajaí.

>>> Exibição da animação: Não confunda amor com abuso
Clique para assistir

Realização: Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí.
Apoio: Secretaria Municipal de Saúde, OAB - Subseção Itajaí, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM), Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Central Libras Brasil.
Evento acessível em Libras

-----------------------------------------------------------------------

Data: 06 de Agosto (quinta-feira)
Hora: 19h

>>> Palestra: Violência Contra a Mulher em Períodos de Isolamento Social em Santa Catarina: Os aspectos a partir de uma abordagem pluridimensional
Plataforma de Transmissão: ambiente Blackboard, da Univali.
Palestrantes:
– Maria Paulina Pereira da Silva, que possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Vale do Itajaí (1998), especialização em Saúde da Família; é supervisora de Áreas Prioritárias da SMS/Itajaí, Saúde do Idoso e População Negra.
– Marina Corbetta Benedet, que possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2004), especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica pela Universidade da Região de Joinville (Univille) e Instituto Superior de Educação e Pós-Graduação (ISEPG); mestrado (2007) e doutorado (2013) em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente atua como professora do curso de Psicologia, Fisioterapia e Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí, como psicóloga clínica e bailarina.
– Rafael Luiz Maschio, que possui graduação em história pela Universidade do Estado de Santa Catarina; é mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui especialização em Gestão e Políticas Públicas pela Estácio de Sá. Desenvolve pesquisas com ênfase em estudos de gênero, masculinidades e violência. Atua como palestrante no grupo Refletir, programa do Poder Judiciário junto aos homens autores de violência, desde 2016.
Realização: Diretório Acadêmico de Direito da Univali Des. Henrique da Silva Fontes e Diretório Central de Estudantes – DCE Univali.

-----------------------------------------------------------

Data: 12/08 (quarta-feira)
Hora: 19h

>>> Palestra: Mulheres Encarceradas: Um Olhar Plural
Plataforma de Transmissão: Google Meet, com transmissão ao vivo pelo Canal do Conselho da Mulher de Itajaí, no Youtube e no Facebook.
Clique para assistir
Participantes:
– Adriana Clara Bogo dos Santos, advogada, mestre em Políticas Públicas; presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica, OAB -Subseção Itajaí.
– Jessica Tavares Fagundes, perita judicial em grafodocumentoscopia e autora do livro “Transgêneros no Cárcere – A Luta Contra o Preconceito no Sistema Prisional brasileiro”.
– Mayara Nogueira de Araujo, acadêmica do curso de Direito da Univali. Autora do TCC “Direitos Humanos para Humanos Direitos: A Aplicação dos Direitos Humanos no Cotidiano das Mulheres em Cárcere do Presídio Regional Feminino de Itajaí”. Mayara também é vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes - DCE da Univali.
Realização: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itajaí e Secretaria de Promoção da Cidadania.
Apoio: OAB - Subseção Itajaí, Comissão de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica da OAB - Subseção Itajaí e DCE Univali.

-----------------------------------------------------------

Data: 14/08 (sexta-feira)
Hora: 20h

>>> Cine BRCC: Conversando pelo cinema
O homem em foco - raiz da violência contra a mulher
Plataforma de transmissão: Página do Facebook do Espaço Cultural Beija-flor Cobra Criada.
Clique para assistir 

>>> Roda de Conversa sobre o documentário: O Silêncio dos Homens
Clique para assistir
Sinopse do documentário: Este filme é parte de um projeto que ouviu mais de 40 mil pessoas em questões a respeito das masculinidades. O projeto desembocou num documentário e num livro-ferramenta, baseados no estudo com dados públicos, por meio de um convênio com o Consórcio de Informações Sociais (CIS), da Universidade de São Paulo (USP).
Convidado: Paulo Sérgio Cabral. Natural de Itajaí, é professor da Rede Municipal de Ensino há 14 anos. Formado em geografia e pós-graduado em Diversidade e Gênero na Escola, pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, ocupa o cargo de diretor escolar e recebeu do Município de Itajaí, em 2018, o prêmio Mérito Educacional com o projeto: "Semeando a Igualdade de Gênero na Escola".
Tema: Violência com o machismo estrutural dentro da escola
Convidado: Brunno Silva Santos, advogado, graduado em 2014 pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Pós-graduado em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em 2020. É militante nas áreas do Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Civil e Direito Homoafetivo. É membro da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da Seccional da OAB/SC e presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB - Subseção Itajaí.
Tema: Discussões de gênero e machismo na comunidade LGBTQ+
Mediação: Luiz Cláudio Cerqueira, do Espaço Cultural - BFCC.
Realização: Espaço Cultural Beija-Flor Cobra Criada - BFCC.
Apoio: Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência, UBM – União Brasileira de Mulheres – Itajaí-SC, Secretaria de Promoção da Cidadania e Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Itajaí.

-----------------------------------------------------------

Data: 14 /08 (sexta-feira)
Hora: 19h

>>> Palestra: Mulheres Pretas
Plataforma de Transmissão: Google Meet, com transmissão ao vivo pelo canal do Conselho da Mulher de Itajaí no Youtube e no Facebook.
Clique para assistir 
Participantes:
– Convidada: Monike Eva Oliveira Araujo, intelectual negra em filosofia afrikana, bacharela em Direito pela Univali; pós-graduanda Univali, pós-graduanda pelo Complexo Renato Saraiva. Presidente do Coletivo Frente Negra do Vale do Itajaí, secretária do núcleo Negro e da Juventude Socialista Brasileira do Estado de Santa Catarina - JSB.
Tema: "As mulheres Pretas na Diáspora Afro-brasileira"

– Convidada: Maria Paulina P. da Silva, graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Vale do Itajaí (1998); especialização em Saúde da Família; é supervisora de Áreas Prioritárias da Secretaria de Saúde de Itajaí, Saúde do Idoso e População Negra.
Tema: Mulheres pretas e o enfrentamento da Covid-19 no Brasil (Aspectos Epidemiológicos e Sócios Econômicos)

– Mediadora: Fernanda Cristina da Luz, assistente social da Secretaria de Promoção da Cidadania. Graduada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB); pós- graduada em Gestão de Política de Assistência Social pela Faculdade SPEI e pós-graduada em Políticas Públicas no Contexto do Sistema Único de Assistência Social pela Faculdade Integrada Espírita. Conselheira no Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí e Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itajaí.

Realização: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itajaí e Secretaria de Promoção da Cidadania.
Apoio: Coletivo Frente Negra e Secretaria Municipal de Saúde.

------------------------------------------------

Data: 21/08 (sexta-feira)
Hora: 19h

Palestra: Mulheres com Deficiência, Sua Vida e seus Desafios
Plataforma de Transmissão: Google Meet, com transmissão ao vivo pelo canal do Conselho da Mulher de Itajaí no Youtube e no Facebook.
Clique aqui para assistir
Participantes:
– Convidada: Susana Silva; atleta paraolímpica, campeã panamericana de HCR 2019, 1ª no ranking Brasileiro de Atletismo 2020.
– Convidada: Violeta Alves; nascida e residente em Itajaí. Tem 30 anos e trabalha com edição de vídeo e com influência digital, através do seu Instagram @euvioletaa. Ativa na militância e no movimento feminista, Violeta é colunista no site Galeria PCD e é uma das mediadoras da roda de conversa “O Emponderamento das Mulheres Invisíveis”.
– Mediadora: Bianca Reimão, assistente social; presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Itajaí – COMADEFI.
Realização: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itajaí e Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania.
Apoio: Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Itajaí – COMADEFI.

-----------------------------------------------------

Data: 21/08 (sexta-feira)
Hora: 20h

>>> Cine BRCC: Conversando pelo cinema
O homem em foco - raiz da violência contra a mulher
Roda de Conversa sobre o filme: Mulheres da Pá Virada
Plataforma de transmissão: Pela página do Facebook do Espaço Cultural Beija-flor Cobra Criada.
Clique aqui para assistir
Mulheres da Pá Virada (link do filme
Convidada:
– Christine Zonzon, que integra o Núcleo Marias Felipas, Salvador (BA). Co-diretora do documentário Mulheres da Pá Virada. Christine é capoeirista, pesquisadora, doutora em Ciências Sociais pela UFBA, com pós-doutorado na mesma universidade, onde desenvolveu o projeto intitulado: Experiências e Representações de mulheres capoeiristas. Co-fundadora do coletivo Marias Felipas.

Tema: Violência de gênero na capoeira, tradição e relações de poder
Convidada: Rosaura Rodrigues, natural de Porto Alegre (RS), mora em Porto Belo (SC) há 20 anos. Atualmente, é médica ginecologista das prefeituras de Itajaí e de Itapema, atuando também no SUS. Foi professora da Faculdade de Medicina da UNIVALI por 11 anos. Está em seu primeiro mandato de vereadora na cidade de Porto Belo, onde trabalha na defesa dos direitos à saúde, educação, cultura e contra todas as formas de violência.

Tema – A mulher no seu lugar de direito na sociedade e as políticas públicas que a amparem
Convidado: Rafael Luiz Maschio, graduado em História pela UDESC e mestre em História Cultural pela UFSC. Possui especialização em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade Estácio de Sá. Desenvolve pesquisas com ênfase em estudos de gênero, masculinidades e violência. Participou do livro "Violências, Vulnerabilidades e Psicologia: Um Olhar para o Sistema de Justiça". Atua desde 2016 como palestrante no grupo Refletir, programa do Poder Judiciário junto aos homens autores de violência.

Tema – Masculinidades e Gênero
Mediação: Andréa Müller, do Espaço Cultural BFCC – Itajaí.

Realização: Espaço Cultural Beija-Flor Cobra Criada – BFCC.
Apoio: Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência, UBM – União Brasileira de Mulheres, Itajaí (SC), Secretaria de Promoção da Cidadania e Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Itajaí.

---------------------------------------------------

Data: 28/08 – (sexta-feira)
Hora: 15h

>>> Palestra: Violência Obstétrica
Plataforma de Transmissão: ZOOM, com transmissão ao vivo no canal RAIPSV Itajaí, no Youtube.
Clique para assistir
Palestrantes:
– Luciane da Silva d’Avila, enfermeira obstétrica na Secretaria Municipal de Saúde.
– Fernando André Pinto de Oliveira Filho, Defensor Público do Estado de Santa Catarina, coordenador do Núcleo Regional de Itajaí da Defensoria Pública.
Intervenção Cultural: Sabrina Vianna e Hang Ferreiro.

>>> Exibição do documentário: O Renascimento do Parto – Parte II
Clique para assistir 

Realização: Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí.
Apoio: OAB – Subseção Itajaí, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Itajaí (COMDIM), Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi), Secretaria Municipal de Saúde e Defensoria Pública.

-------------------------------------------------

Data: 30/08 (domingo)
Hora: 13h30

>>> Ação Colaborativa das artistas do Coletivo Mulher Arte
Plataforma de Transmissão: Canal do Youtube da Fundação Cultural de Itajaí.
Clique para assistir
Vídeo Collab da música "Mulheres", versão de Silvia Duffrayer
O Coletivo Mulher Arte é formado por: Ana Paula Beling, Bárbara Damásio, Bárbara Kristensen, Elisa Cordeiro, Natália Pereira, Sabrina Vianna, Suellen Wagner e Tay Yáconis.

Realização: Coletivo Mulher Arte.
Apoio: Programa Arte nos Bairros e Fundação Cultural de Itajaí.

------------------------------------------------------------

>>> Ação da Secretaria Municipal de Educação
Desconstruindo a Violência e Construindo o Diálogo
Durante todo o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Educação irá trabalhar o tema junto aos alunos da rede municipal de ensino dentro de disciplinas na plataforma Google Classroom: Desconstruindo a Violência e Construindo o Diálogo: Um projeto do Programa da Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Combate ao Bullying. As atividades serão realizadas por meio de vídeos, histórias em quadrinhos, cordel e cartilhas educativas, dialogando de acordo com cada idade escolar.

-----------------------------------------------------------

>>> Vídeo sobre canais de denúncia
A Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência produziu um vídeo informativo sobre os canais de denúncias para as mulheres em situação de violência. O material será lançado ao longo do mês de agosto e será divulgado amplamente nas redes sociais oficiais do Município de Itajaí. A produção é uma parceria entre a Guarda Municipal de Itajaí, Delegacia de Proteção da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso da Polícia Militar (DPCAMI), Centro de Referências Especializado de Assistência Social (CREAS) e Secretaria Municipal de Saúde.

-----------------------------------------------------------

Informações adicionais:
Secretaria de Promoção da Cidadania
(47) 3349-4297

Imagens relacionadas

Programação completa - Agosto Lilás 2020
Programação completa - Agosto Lilás 2020
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí