Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Cerimônia de entrega do Prêmio Simeão será nesta quarta-feira (25)

Homenagem de valorização do negro na sociedade itajaiense integra a Campanha Itajaí Sem Racismo; evento terá transmissão pela internet, às 19h30
Data de inclusão: 23/11/2020 15:28

A Secretaria de Promoção da Cidadania realiza nesta quarta-feira (25), no Gabinete do Prefeito, a cerimônia de entrega do Prêmio Simeão, homenagem de valorização do negro na sociedade itajaiense. Neste ano, devido as restrições de saúde em decorrência da COVID-19, o evento será restrito à homenageada, Valci Anacleto da Costa, e familiares. A premiação será transmitida pelo Facebook da Prefeitura, às 19h30.

Nascida em 28 de agosto de 1931, a professora Valci Anacleto da Costa lecionou por muitos anos na Escola Básica Avelino Werner, onde também foi secretária, e em colégios estaduais na localidade de Brilhante II e no bairro Santa Lídia, em Navegantes. Também foi professora de catequese, ministra da eucaristia e participou do Coral Unidos de Cristo e Sagrado Coração de Jesus, na Igreja Católica.

Envolvida nas questões culturais e raciais de Itajaí, foi uma das organizadoras da Escola de Samba Unidos do São João, nos anos 80, e participou do Movimento Negro Tio Marcos. Como diretora da Unidos do São João, sempre buscou a participação efetiva das crianças, jovens e mulheres na agremiação, organizando com muito zelo a Ala das Baianas. Viúva de João Joaquim da Costa e mãe de cinco filhos, Valci Anacleto é moradora do bairro São João há mais de 50 anos.

Prêmio Simeão
O Prêmio Simeão foi instituído pela Lei nº 6.206/2012 e é conferido às personalidades que contribuíram para a valorização do negro na sociedade itajaiense, tornando-a mais democrática, igual e plural. Simeão foi um escravo de Agostinho Alves Ramos, que construiu a primeira igreja na cidade de Itajaí, a Imaculada Conceição, em 1823. Uma escultura busto de Simeão representa a luta da comunidade afro-brasileira em Itajaí.

Promovido pela Secretaria de Promoção da Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi), a premiação integra o Mês da Consciência Negra e a Campanha Itajaí Sem Racismo, que está em sua terceira edição.

Informações adicionais:
Secretaria de Promoção da Cidadania
(47) 3349 4297

Imagens relacionadas

Cerimônia de entrega do Prêmio Simeão será nesta quarta-feira (25)
Cerimônia de entrega do Prêmio Simeão será nesta quarta-feira (25)
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2021- Município de Itajaí